IDENTIDADE BIOMÉTRICA

Agendamento para solicitar RG é realizado de forma eletrônica na Paraíba. 

 

O procedimento eletrônico foi implantado para dar maior agilidade ao trabalho do IPC, o qual permite acompanhar e cancelar a solicitação de agendamento.

 

O sistema online de agendamento eletrônico para a solicitação de emissão da carteira de identidade (RG) na Paraíba, está em funcionamento desde o dia 21 de dezembro de 2015. Segundo a Chefia de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), o novo procedimento foi destinado aos agendamentos com vigência a partir do mês de janeiro de 2016 e substituiu os agendamentos presenciais e por telefone, visando dar mais agilidade ao trabalho executado pelo órgão.

 

“O processo mais moderno eliminou com um problema que dificultava o atendimento. Isso acontecia porque geralmente as pessoas procuravam o atendimento em uma Casa da Cidadania e depois tentavam o mesmo serviço nas outras Casas. Porém, quando eram atendidas em uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não desmarcavam nas demais, continuando na fila de espera e ocupando a vaga de outra pessoa. Com o agendamento pela internet, isso não mais acontece”, explica o Gestor do NUICC - Núcleo de Identificação Civil e Criminal, o Senhor  Marcos Lacet."

 

Para se ter acesso ao agendamento eletrônico, o cidadão deve acessar a página do agendamento RG através do endereço eletrônico a seguir impresso: “(http://appipc.pb.gov.br/SAA/cidadao/index.jsf)”, hospedada no endereço eletrônico do Governo do Estado da Paraíba, e escolher a opção de solicitar agendamento.

 

Para agendar, é necessário inserir o número do CPF, nome completo, telefone, e-mail, o órgão que deseja ser atendido, o serviço e o local de atendimento.

 

A partir do cadastro, o sistema informa as datas e os horários disponíveis para o atendimento, os documentos necessários para a emissão da primeira ou segunda via da Carteira de Identidade e também emite a guia de pagamento. Por meio da página de agendamento, o usuário também pode acompanhar o processo de agendamento ou cancelar, caso não possa comparecer ao local no dia marcado.

 

É importante informar que nos termos da Lei nº 10.464, de 14 de maio de 2015, regulamentada pelo Dec. de nº 36.047 DE 16 de  julho de 2015, é exigido a apresentação de Documento oficial ou exame laboratorial que comprovem o tipo sanguíneo e o fator RH.

 

Segundo um levantamento feito pelo IPC, nos anos anteriores eram emitidas por volta 224 mil carteiras de identidade por ano na Paraíba. Até novembro de 2015, houve a emissão de 180 mil unidades do documento.

 

Com este novo processo de agendamento, o órgão prevê a ampliação no número de emissões. A meta era atender 240 pessoas por dia nas quatro Casas da Cidadania de João Pessoa e 100 pessoas por dia na Casa da Cidadania de Campina Grande.

 

Uma divulgação da ASPOCEP

Fonte: Governo do Estado


Curiosidade
®ASPOCEP - Associação dos Servidores da Polícia Científica do Estado da Paraíba - Produzido por Elysson Marconi - 2013